Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

TRAVESSIA PARA O MUNDO ESPIRITUAL


Sabemos da sabedoria da Cabala que todas as melhores coisas na nossa vida pessoal, seja ela nosso egoísmo atual ou algo maior que nós nos esforçamos para, toda a bondade no desejo de desfrutar ou o desejo de agradar, seja neste mundo ou no Mundo Superior – só é obtido através da unidade.


Hoje descobrimos isso tudo em formas bastante difíceis e desagradáveis. Encontramos problemas e ficamos submersos na crise. Tudo isso é projetado para nos mostrar que devemos nos unir, já que simplesmente não há outra escolha. A natureza está nos pressionando sem nos deixar um espaço livre para manobra.

A sabedoria da Cabala está nos oferecendo sua ajuda nestas condições. Ela diz: “Eu vou ajudá-lo a alcançar a unidade”. Você verá que não há outras opções. Esta é a única maneira de corrigir suas vidas.

“Suponha que nós não queremos isso, mas de que outra forma podemos adquirir a felicidade”? Somos atraídos pela eternidade, a perfeita realização, tanto no presente e no mundo futuro, queremos nos elevar acima da vida e da morte. Se fôssemos fazer uma lista de como nós encaramos o bem-estar consumado, não seria maior que dez pontos, no máximo. No geral, remeto ao prazer, independentemente de saber se é no coração ou na mente. E a única maneira de consegui-lo é através da união.

Então, hoje, quando estamos descobrindo isso por desespero, a Cabala vem ao resgate. Não está propondo, de alguma forma, vencer essa condição fixa, ela não promete proteção, mas não nos leva ao mundo espiritual através da porta dos fundos. Isto simplesmente é impossível, porque isso se refere a uma lei da Natureza.

No entanto, Cabalá ajuda a perceber o bom caminho. Sim, esta condição é desagradável, desconfortável, de gosto amargo, mas a amargura pode ser transformada em doçura, e o desconforto pode ser superado através de esforços mútuos, música, um fluxo comum de sentimentos alegres, cerimônias festivas, e programas de entretenimento.

Não é um trabalho difícil diante de nós, temos que passar por uma transformação interior. É semelhante à maneira como uma pessoa doente se compromete a cirurgia sabendo que ela vai ter uma vida melhor depois.

E a sabedoria da Cabalá nos ajuda a passar por esta cirurgia, que irá nos mudar cardinalmente. Nosso modo de pensamento, nossa percepção e compreensão do mundo, nossa percepção da realidade, todas as nossas ações, todos os nossos objetivos, a mente e os mecanismos de sentido – todas estas coisas devem transformar. Devemos desinstalar o programa antigo e instalar um novo.

Cabalá explica que suas qualidades básicas não mudam. Suas qualidades inerentes e competências adquiridas permanecerão como elas eram. Você só altera o programa, segundo o qual alcançamos objetivos diferentes na vida. E então, de repente, você vê que todos eles podem ser realizados.

Hoje você está decepcionado e impotente por causa do programa errado. Você precisa atualizá-lo, e você vai conseguir todas as melhores coisas que você quer agora.

E, aos poucos, o homem tomará medidas ao longo deste caminho. Além disso, as alterações não são causadas pela pressão natural do sofrimento do Alto através do qual a Natureza sempre revela problemas e falhas para nós, forçando-nos a correr. Quando nos sentimos como se estivéssemos sem saída, naturalmente nos dirigimos para o próximo estado.

Como Baal HaSulam disse, somos incapazes de permanecer no estado atual, quando se torna insuportável e depois cruzamos para o próximo estado, já que não temos escolha. Este novo estado não parece bom para nós, caso contrário, teríamos o escolhido desde o começo. De acordo com a nossa natureza, “pairamos no ar só até onde conseguimos”, e só concordamos com a mudança quando chegamos ao nosso limite de resistência.

E mesmo assim a situação não é das mais agradáveis, é como se precisássemos mudar para algum lugar e deixar a nossa casa com todas as nossas posses, chegar ao lugar novo, e acostumar-se lá. Estas mudanças representam um grande desconforto. Mas o sofrimento aumenta tanto que nos obriga a fazer este “movimento”.

É assim que avançamos através dos estágios do desenvolvimento humano. Por outro lado, a Cabalá abre novos horizontes, nos mostra o quão boa a nossa vida estará lá, à frente. Afinal, o objetivo da natureza não é nos forçar com golpes, mas criar condições para nos desenvolvermos por conta própria para o bem.

E então em vez da “pressão por trás”, nos sentimos atraídos para frente. Isso realmente ajuda: Antes o nosso trem era afetado pelos empurrões do motor ligado nas costas, mas, agora, outros motores o puxam pela frente.

Cabalá diz que, no século 21, nosso desenvolvimento é realizado através da unidade. Isso nunca aconteceu antes – antes todos se desenvolviam individualmente, mas agora chegou a hora de nos unir, para ficarmos incluídos um no outro, para que todos possam adquirir um vaso comum por dentro. “Então todo mundo vai crescer no mesmo nível que qualquer outra pessoa, como está escrito:”. O privado e o todo são iguais” Todo mundo vai se sentir semelhante ao Infinito, a força superior, percebendo e abraçando toda a realidade em si mesmo.

O homem deve adquirir uma segunda força para perceber isso, a inclusão da força de doação, a unidade e o respeito mútuo com os outros. E é por isso que ele é levado a um grupo, um estado de sua primeira união, mesmo que essa união seja externa, é uma união com pessoas como ele que aspiram para o mesmo objetivo.

Ao lermos O Zohar, nós aspiramos a essa força, que nos atrai, e que fazemos esforços para uni-la entre nós. Nós ajudamos essa força, nós participamos no avanço e processo para o objetivo em vez de mover em direção a ela, sob pressão da força inicial de sofrimento. Voltamo-nos para o caminho da Luz a partir do caminho do sofrimento.

O Zohar descreve as coisas que a Luz faz para nós, e é por isso que quando nós pensamos sobre a unidade e aspiramos a Luz, a leitura se transforma em um esforço interior, espiritual. É exatamente como uma criança que se esforça durante um jogo, e um adulto faz tudo para alcançar o sucesso. Aqui estamos tentando implementar uma determinada ação, mas essa ação não é física, ela é interna. E uma vez que percebemos, sentimos o resultado, e o resultado também é interno.







www.kab.tv/  Lição Diária de Cabala 30/11/2011, O Zohar * Publicado em 24 /12/ 2011  no Blog laitman.com


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As Almas Gêmeas Existem? - 20 Ideias com Dr. Michael Laitman -- Kabbalah Channel


 tv.kabbalah.info - Pessoas solteiras estão com frequência preocupadas com a ideia de encontrarem aquele alguém especial que as satisfaça a toda a hora.

*recomenda-se que tu assista ao vídeo no youtube, pois assim facilita a leitura das legendas.**Isto é impossível e espectativas irreais deste tipo levam a conflitos e divórcios. As pessoas, especialmente mulheres, não sabem como encontrar um bom partido hoje. Enquanto desejando felicidade elas não sabem como a alcançar, confundido a realidade com contos de fadas. Dentro de cada pessoa está um mar de ódios egoístas e mal entendidos que devem ser rivalizados antes que a felicidade possa ser assegurada. A primeira ordem de negócios é anular o caos interno ao se elevar acima do seu ego. A segunda ordem de negócios é procurar conexão neste terreno mais elevado transcendendo ambas as fantasias e concessões.

http://www.youtube.com/user/induzindoconsciencia?feature=watch

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Curso Gratuito De Cabalá Autêntica – Verão 2012

CURSO GRATUITO DE CABALÁ AUTÊNTICA

Uma experiência com conseqüências para toda a vida fornecida pela PRÓPRIA NATUREZA

Começa quarta-feira, 4 de janeiro de 2012.

AGORA É O MOMENTO MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA… SE VOCÊ PERMITIR

Agora é o Momento Mais Importante da Sua Vida… Se Você Permitir. Neste curso, você vai descobrir uma compreensão mais profunda da natureza, do mundo, e quem você realmente é, vai receber ferramentas para desenvolver uma nova abordagem para a vida, e experimentar uma perspectiva única que o ajudará a dar sentido aos eventos no mundo de hoje. Ao contrário de uma série de equívocos sobre a Cabalá que você normalmente ouve, isso está aberto para qualquer pessoa independentemente de quaisquer diferenças que aparentemente existam entre as pessoas (raça, idade, sexo, cultura, etc.) e você está livre para avançar no seu próprio ritmo, sem pressões ou obrigações.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI


O Que Você Receberá Deste Curso?

  • Uma base sólida da metodologia da Cabalá Autêntica
  • Uma compreensão profunda da natureza, do mundo e quem você realmente é
  • Ferramentas práticas para o desenvolvimento de uma nova perspectiva sobre o mundo a sua volta
  • Uma consciência da fonte de problemas em nossas vidas pessoais e na sociedade

Três Princípios Cabalísticos Em Relação ao Curso:

  1. Você avança no seu próprio ritmo.
  2. Seu próprio desejo irá guiá-lo para as respostas que você procura.
  3. Este estudo está aberto a todos…

O Que Há No Curso Gratuito

  • Doze semanas de estudos fundamentais (24 aulas, 2 aulas por semana)
  • Trinta e seis semanas de aulas no total (nível fundamental = 12 semanas, nível intermediário = 12 semanas, nível avançado = 12 semanas)
  • Capacidade de fazer perguntas via fórum
  • Acesso livre e opcional a uma comunidade da internet para perguntar entre as aulas
  • A base necessária para o estudo do Livro do Zohar, o livro mais importante da Cabala, para aqueles que buscam alcançar estados mais elevados de percepção e sensação
  • Versões gratuitas em PDF de todos os materiais do curso
  • As aulas estão disponíveis para download gratuito e visualização, para você assisti-las quando desejar

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI

 
 

domingo, 4 de dezembro de 2011

Educação Espiritual

O estado do mundo, como todos nós sabemos, está mudando. Mas não perca as suas esperanças – no método cabalístico, os pais  ensinam suas crianças a dar amor, e, no processo, lembrar o que esqueceram há tempos.

 

A Educação espiritual (cabalística) tem sido o coração da nossa nação desde o seu início. É por isso que os judeus são chamados de Am HaSefer (“A nação do livro”).  A formação espiritual tem sido o meio essencial para a existência da nossa sociedade; ela a construiu e foi um elemento vital dentro dela.

De fato, desde a recepção da Torá até a ruína do Segundo templo, velhos e novos, igualmente, tinham vivido em unidade e com clara percepção da força superior. Moisés estabeleceu a educação espiritual na nação, e crianças aprenderam desde cedo a conhecer a realidade baseada nas suas raízes no mundo superior. Foi dito que desde Beer Sheba no sul até a Represa no Norte, nenhuma criança era ignorante em relação à assuntos sobre pureza e impureza.

Pureza e impureza não se referem à assuntos espirituais, mas à força egoísta impura em nós, e a pura força de doação. Em outras palavras, mesmo o mais novo entre a nação sentiu altos níveis espirituais.

Uma Crise Agravante

Ainda, após a ruína do Segundo templo, a nação perdeu a sua tangível sensação da espiritualidade, embora a importância da espiritualidade tivesse permanecido bem enraizada nos corações das pessoas. 

Mesmo estando em exílio, cada criança judia sabia como ler, escrever e calcular, e foi ensinada através dos antigos escritos. A educação para unidade, estabelecida pelos cabalistas, manteve as comunidades judaicas unidas durante a diáspora.

Apesar do fato que a educação produziu grande prosperidade, hoje, a importância da educação está declinando rapidamente. Jornais estão repletos com notícias e pesquisas descrevendo a violência escolar, abuso de drogas, depressão e desorientação entre os jovens. Pessoas jovens estão indiferentes em relação a valores e parecem querer mais do que este mundo pode oferecer.

Além do mais, a crise na educação e parte de uma crise muito mais ampla – uma de proporções globais. Cabalistas explicam que esse é um processo pelo qual o ego humano está ampliado para um ponto onde a pessoa não consegue mais saciá-lo.

Outro exemplo da arrogância do ego é a “crescente diferença de geração”, que começou a acelerar no século passado. O jovem atual não consegue relacionar-se com a geração dos seus pais, e vê os adultos como fora de moda, desatualizados. Então, por um lado, nós não sabemos como educar as nossas crianças e satisfazer suas necessidades que mudam e aumentam.

Por outro lado, os jovens não possuem o meio de como comunicar-se com a geração prévia. Mais do que nunca, precisamos de um método que sirva como apoio para uma sociedade uniforme e feliz, na qual todas as partes encontram seu lugar e trabalho frente a um objetivo comum.


Leis de Doação e Amor

A sabedoria da cabala lida com a educação e a construção da sociedade como meio de atingir a força superior. Nos seus escritos, cabalistas revelam a evolução pela qual cada pessoa deve passar numa sociedade fundada na espiritualidade. Assim como cada alma recebe o que precisa do seu ambiente nos mundos espirituais, uma pessoa deve receber a educação correta em cada fase da vida dele(a).


Numa sociedade fundada nos princípios da sabedoria da cabala, nós podemos aprender, desde a infância, a apreciar a vida num nível profundo. Vamos entender que este mundo é muito mais rico do que os nossos cinco sentidos conseguem perceber. Desde cedo, nós vamos aprender através de jogos e exemplos a identificar as causas e latentes forças que controlam a realidade. Então, nós vamos conhecer as leis espirituais de amor e doação, aprender a usá-las corretamente, e poder viver em harmonia e equilíbrio com a natureza.


O Melhor Futuro

As crianças só podem implementar o que elas aprenderam após observar os exemplos feitos pelos adultos. A educação correta origina-se somente do exemplo pessoal. Um dos exemplos atuais na educação mundial é que nos comportamos de forma contraria à que ensinamos. Por exemplo, enquanto ensinamos valores altruístas como doação e colaboração, agimos de forma contrária a isso.

Tais contradições evocam confusão e desrespeito das crianças em direção aos seus pais. No entanto, num sistema de educação baseado na sabedoria da Cabala, os exemplos pessoais dos pais, de valores altruístas, estarão em harmonia com o que ensinam. A educação vai resultar da responsabilidade mutua; vai unir as gerações.

 Os pais entenderão que tal consistência vai criar o melhor futuro para as suas crianças, e cometerão a adequada conduta por causa do seu amor pela sua prole. Similarmente, as crianças estarão expostas aos valores e exemplos pessoais de doação dos seus pais e aspirarão a unir-se a eles como membros ativos da sociedade. Elas obterão seu lugar do lado dos adultos e trabalharão juntos por uma sociedade próspera.
No final das contas, uma educação espiritual vai promover a sociedade como um todo. 

Além do mais, tal tipo de criação vai mudar a vida de forma considerável. A geração jovem vai ser ajudada pela experiência adquirida pelos adultos, e usarão seus exemplos para aprender como vencer seu próprio ego quando ele estalar. Ao fazer isso, os jovens apreciarão a geração antiga e criarão uma ligação forte de amor e respeito entre eles.


A sociedade futura que os cabalistas sempre ansiaram pode ser construída através da educação espiritual, e pode ser feita hoje. É suficiente educar uma geração para “dar um chute inicial” no processo.

Isso, por sua vez, criará uma sociedade uniforme, não contaminada pela diferença de época. Ambas as gerações passada e atual vão apoiar uma a outra para que uma seja a garantia do sucesso da outra. Os velhos servirão como exemplo, e a necessidade para educar os jovens, via valores espirituais vai compelir os antigos a demonstrarem o certo exemplo. Então, eles vão complementar um ao outro e marcharão juntos frente à completa realização da realidade superior.

 Fonte das imagens:
http://www.kabtoday.com/epaper_eng/content/view/epaper/3490
http://judeusbrasil.blogspot.com/2011/03/diaspora-judaica.html
http://cabala-sintoniadiaria.blogspot.com/2010_11_01_archive.html
http://lancamentos.moderna.com.br/educacao-infantil/buriti-mirim/blog/seu-filho-ja-esta-pronto-para-usar-o-computador/
http://www.mightymemory.com/memoryarticle.html

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Congresso Internacional de ARVUT (Garantia Mútua)




Congresso Internacional de ARVUT (Garantia Mútua)


Em Dezembro próximo todos hão de se conectar
Congresso Mundial de Arvut (Garantia Mútua)


6 a 8/12/2011
Centro de Expocições - Ganei ha Taharujá, Tel Aviv
A União modifica o mundo"





O Congresso


Dia de União e Fraternidade, tempo de perguntas e dúvidas, de uma virada mundial.
Dezembro próximo será quente, muito quente.
Alunos, companheiros, homens, mulheres e crianças, de todas as partes do mundo, uma vez por ano vão a algum lugar – com o propósito de unir-se, preparar-se, ascender à próxima escala de conexão entre todos – garantia mútua.


A garantia originada na conexão conjunta em um só lugar. A conexão espiritual, que nos dá a todos a força e o poder de seguir adiante. Em pról do mundo inteiro.
Convidamos a você também.
O que haverá no Congresso?
Basicamente, estaremos ali 3 días consecutivos, entre as 9:00 AM e 22:00 horas. Nesses 3 dias, vamos dançar, estudar, cantar, fazer preguntas, conhecermos mutuamente, comeremos, conversaremos e em especial, iremos nos conectar.

O Congresso irá incluir conferências com o Rav. Dr. Michael Laitman e outros conferencistas; apresentações culturais, workshops, pausas para conexão, oficinas, mesas redondas, almoços, jantares e aperitivos durante todo o dia.
Onde?
Ganei ha Taharujá – Tel Aviv