Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O AMOR VERDADEIRO


O Criador criou um plano de entretenimento para nós. Este nos ensina como abandonar o desejo egoísta em favor do amor pelo próximo. Quando isto suceder, poderemos amar de verdade…
Quanto se há escrito e dito em nome do amor? Sem dúvida, quem de nós pode dizer que realmente sabe o que é? Todos queremos ser amados, queridos, sentir-nos seguros, tranquilos e pacíficos. Se buscássemos recordar os momentos mais felizes de nossa vida descobriríamos que foram aqueles nos quais sentimos-nos queridos. Todos queremos amar, entregar o coração a nossos familiares; mas em realidade, nem sempre sabemos como fazê-lo.


A sabedoria da Cabala nos explica qual é a razão desta necessidade tão  profunda e interna de amar e ser amado, além de como conseguir o amor pleno e eterno.O Criador criou um plano de entretenimento para nós. Este nos ensina como abandonar o desejo egoísta em favor do amor pelo próximo. Quando isto suceder, poderemos amar de verdade…

O DESEJO É: AMAR

A nossa origem provém de uma só alma criada pelo Criador, chamada a alma de Adam HaRishon (O Primeiro Homem, em hebraico). Os Cabalistas explicam que a natureza do Criador é o amor e outorgamento absolutos, diferente da alma de Adam HaRishon, que é o desejo de receber prazer e deleite.

“…o ser humano é o centro da realidade… tanto dos
Mundos Superiores como deste mundo corpóreo, com
tudo o que o cerca, foram criados só para ele… parece
difícil entender que para este diminuto ser humano – que
não capta mais que o equivalente a uma fibra deste mundo,
para não mencionar os Mundos Superiores que são
infinitamente sublimes – O Senhor assumiu o trabalho de
criar tudo isto…”
Rabi Yehuda Ashlag, “Introdução ao Livro do Zohar”, ítem 3

O Criador criou a alma por puro amor, portanto, o desejo interno incutido nesta é amar. Assim, o prazer maior que a alma é capaz de sentir é o prazer do amor. Mas, como poderia realizar este anseio e lograr amar ao Criador?

PLANO DE TREINAMENTO

O Criador projetou um “plano de treinamento” especial para que a alma desenvolva o desejo de amar. Primeiro, a dividiu em múltiplas partes chamadas almas individuais e se ocultou delas. Estas receberam um desejo egoísta – de receber amor – e logo foram vestidas em corpos neste mundo.

Os Cabalistas explicam que ainda que seja difícil senti-lo em nossa vida cotidiana, já que o Criador se oculta de nós, Ele nos ama incondicionalmente. Não obstante, os demais seres humanos não estão ocultos de nós, o que nos permite “praticar” com eles o amor ao próximo, para logo chegar ao amor ao Criador.

Quer dizer, através de nossas relações com os demais, aprenderemos a nos elevar por cima de nosso desejo inato de receber amor egoisticamente e adquirirmos a natureza do Próprio Criador. Quando isto suceder, voltaremos ao nosso estado pleno: unidos em uma só alma, alcançando o prazer supremo dado pelo Criador, o prazer resultante do amor e do outorgamento. Então, o Criador voltará a se revelar entre nós, permitindo-nos a reciprocidade em amor com Ele, devido à ‘prática” do amor com os demais que houvermos atingido.

COMO UMA CRIATURA RECÉM NASCIDA

Nosso plano de treinamento projetado pelo Criador inclui várias etapas, nas quais aprendemos como nos reconectar com o resto dos fragmentos da alma de Adam HaRishon. Este processo de evolução do desejo de amar se assemelha ao do crescimento de uma criatura recém nascida. No princípio, o indivíduo sente unicamente seu próprio desejo e vê a si mesmo como o centro do universo. Necessita de amor e procura atenção, como um bebê.

Ao ir crescendo e desenvolvendo o desejo de amar, o indivíduo aprende que lhe convém cooperar e criar laços de amor com seu ambiente, para ganhar assim o que não pode conseguir por seus próprios meios. Quanto mais cresce o desejo do homem, mais desfruta de aproveitar-se do próximo. Pensa que seria mais feliz se dominar o resto das pessoas e usá-las para seu próprio bem. Mas ao alcançar a última etapa de seu desenvolvimento, descobre que o que mais lhe falta é a capacidade de amar e outorgar ilimitadamente, como o Criador.

TAL COMO OS PAIS AMAM SEUS FILHOS

Um dos maiores prazeres que conhecemos é de criar nossos filhos. Apesar de toda dificuldade e sacrifício que isto implica, a maioria no mundo deseja ter filhos e dedicar-lhes todo seu tempo. O amor e a entrega a eles proporciona o maior deleite.

Se amássemos a toda a humanidade como a nossos filhos, a vida seria muito mais simples. Sem dúvida, nossa realidade atual é totalmente inversa. Então, como poderemos desenvolver em nosso coração um amor pelos demais como se fossem nossos filhos? Aquele que realmente o busca, sem desistir, descobre a sabedoria da Cabala, o método que nos permite chegar ao amor verdadeiro.


ALCANÇANDO A NATUREZA DO CRIADOR

Em nossa época, em que a Cabala se revela entre as massas, todas as almas estão recebendo a oportunidade de aprender como amar ao próximo. Aquele que responde a este despertar interno em seu coração, pode estudá-la e chegar a experimentar o amor.

Através desta sabedoria ancestral, o homem chega a familiarizar-se com os desejos das demais almas e a amá-las incondicionalmente, como o Criador ama a alma de Adam HaRishon, da qual todos nós somos parte. Deste modo, junto ao resto da humanidade, o homem logra alcançar a natureza do Criador e amar como Ele. Quando todos nós soubermos amar-nos, poderemos reunir-nos e voltar a existir como uma só alma, voltando a nosso estado perfeito e alcançando a união eterna com o Criador.







Extraído do livro: A VOZ DA CABALA - Para quem busca expandir sua visão interna -  Rav Dr. Michael Laitman – Cap I pág 59