Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O que tem num nome?

O que tem num nome?

Vale a pena mudar nossos nomes para mudar nossa sorte? A resposta vem nada mais nada menos do que o antigo livro do Zohar, que revela os segredos contidos nos nomes e letras.

Alguma vez tu já leste um livro de numerologia tentando entender o significado secreto por trás do teu nome.. ou de outro alguém.. teus filhos, amigos..? Tal fascinação por nomes, letras e seus significados ocultos.. é algo real ou pura baboseira?E se for real, podemos manipular nossos nomes para mudar nossa sorte para melhor, como muitas pessoas tentam fazer?

O livro do Zohar traz luz para tais questões no “artigo sobre as letras” que inicia assim:

Quando o criador pensou em criar o mundo, todas as letras do alfabeto vieram a ele na ordem inversa. Da ultima letra (TAV) à primeira (ALEPH). A letra TAV foi a primeira e disse “Mestre do mundo! É bom, e vindo de ti, criar o mundo comigo. Porque eu sou a marca no teu anel, chamada EMET(Verdade), que termina com a letra TAV. E é por isso que tu és chamado verdade e por isso beneficiaria o rei começar o universo com a letra TAV e criar o mundo através dela. O criador respondeu - “Tu é bonita e sincera,mas não tem o mérito do mundo que eu conduzi a ser criado por tuas propriedades”.

Nesse artigo divertido e colorido, o texto antigo gradualmente revela os segredos contidos em cada letra. O artigo procede descrevendo como cada letra ficou organizada, esperando sua vez de falar com o criador para poder pedir que fosse usada para criar o mundo. Interessante notar que as letras vieram ao criador na ordem inversa, da última letra do alfabeto, TAV à primeira, ALEPH.O criador escuta com paciência cada letra e dá uma chance de ouvir seus argumentos. Mas a única letra que ele finalmente escolheu para criar o mundo não é nada mais do que BET.

Com a letra BET, o mundo foi criado
A letra BET entrou e disse ao criador: “Criador do mundo,seria bom criar o mundo comigo, porque por mim tu está abençoado abaixo e acima. Porque BET é BERCHAH(Abençoar).” O criador replicou a BET: Sem dúvida, eu vou criar o mundo contigo, e tu deve ser a base do mundo!”

Porque o criador escolheu nada mais do que a letra BET para criar o mundo?E porque a história segue a ordem inversa das letras? E o que essa história cabalística, divertida tem a ver conosco?

O significado oculto das letras
Cada uma das 22 letras hebraicas leva a uma revelação espiritual que um cabalista sentiu. Todas as várias combinações das letras - as palavras, sentenças e frases encontradas nos livros sobre cabala - que mostram toda a realidade espiritual que foi atualmente sentida pelos cabalistas que escreveram tais livros.

Essa realidade está disponível para cada e um de nós. Podemos avançar no caminho que nos leva ao criador, gradualmente, expandindo nosso entendimento e sensação do interno (oculto) significado de cada letra. Nós vamos então descobrir cada camada após camada da realidade spiritual.

É como subir uma montanha cujas pedras são as letras - as qualidades do mundo espiritual.Entretanto,o criador é posicionado no topo da montanha, e nós, lá embaixo, no chão. É por isso que o livro do Zohar fala sobre as letras na ordem inversa, começando com TAV e terminando com ALEPH; está nos dizendo, da nossa perspectiva, como subir o ‘caminho’ até o topo da montanha para chegar ao criador, de baixo para cima.

Isso nos traz a essência da história do livro do Zohar sobre as letras - que não é falar sobre elas, mas é, sem dúvida, descrever a jornada interna espiritual da pessoa. Começamos tal jornada de um estado onde estamos completamente remotos do criador (representado pela última letra do alfabeto - TAV). Então, passo a passo, passamos por todas as letras (estados espirituais) até finalmente chegar a total revelação de sua atitude conosco - de perfeito amor e integridade (representada pela letra BET). Quando chegamos a esse estado espiritual, descobrimos seu amor em relação a nós e ganhamos a habilidade de amá-lo. Através dessa nova atitude, ascendemos a nada mais, nada menos do que o próprio nível do criador. Nesse ponto, descobrimos mais uma letra - a letra ALEPH, que é cabeça do alfabeto.

Mude tua percepção, não teu nome
Nomes, palavras e frases são combinações de letras, e então também, nos informam vários discernimentos e níveis da atitude do criador conosco. Mais especificamente, eles são vários níveis de revelação da sua atitude para com uma pessoa. A ordem e conexões entre as letras numa palavra ou sentença formam um caminho de sentimentos espirituais que mudam. São descrições de como esses sentimentos se alternam e substituem um por outro dentro da pessoa que está subindo a montanha para chegar ao criador. Se mantivermos esse oculto significado das letras em mente, então ler um texto cabalístico é uma real experiência espiritual, uma verdadeira entrada para o mundo espiritual.

Isso nos traz de volta a questão dos nomes e seus significados. Na cabala, o nome de uma pessoa é determinado pelo nível espiritual que ela atingiu. Enquanto nos movemos para próximo do criador, revelando sua atitude mais e a mais, revelamos diferentes ordens e combinações das letras. Então, nossos nomes vão continuamente mudar de acordo com nosso nível espiritual.

E somente no mais alto nível espiritual uma pessoa obtém um nome real. Isso é diferente do que mudar nossos nomes artificialmente para tentar mudar nossa sorte. Se realmente quisermos mudar nossa vida para melhor e descobrir nomes ideais, então precisamos subir a ladeira espiritual e desenvolver nossa percepção espiritual. Lá, no mundo espiritual, com certeza encontraremos os nomes que tanto procuramos.