Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

COMO ENCONTRAR A FELICIDADE

A humanidade foi engajada na procura pela felicidade há milhares de anos, mas ainda é algo que nos foge. O que pode nos levar a tal estado de bem estar, prazer, contentamento, alegria e o que pode nos ajudar a estar assim?

Experts de Harvard e da Universidade da Califórnia, em San Diego, publicaram os resultados do estudo de vinte anos sobre a felicidade, revelando que ela é… Contagiante!! Isso mesmo - assim como você pode pegar gripe dos teus amigos, você pode pegar um caso de felicidade. Num artigo chamado
“O efeito felicidade” A revista Time sumariza essa pesquisa extraordinária que causou uma sensação: Christakis e Fowler exploraram o estado emocional de mais ou menos cinco mil pessoas e mais do que cinquenta mil histórias sociais foram compartilhadas


…Isso levou a sua intrigante descoberta de o quão contagiante a felicidade pode ser: se o amigo de certa pessoa estiver feliz, tal pessoa estaria 15% mais alegre também; se o amigo do amigo dessa pessoa estiver feliz, o prévio estaria 10% mais contente também. Mesmo se o amigo do amigo do amigo da pessoa, um desconhecido, que nem sabe do assunto - estivesse feliz, tal amigo teria um aumento de 5.6% de alegria. Cabalistas já sabiam disso e usaram esse “efeito de felicidade” durante milhares de anos. Mas a cabala vai muito além do que analisar as estatísticas: afirma que temos a habilidade de mutuamente “infectar” (ou energizar) cada outro com felicidade de uma maneira que todo mundo no mundo estará 100% feliz!

“Mas”, você vai certamente estranhar, “Como podemos infectar um ao outro com felicidade se muitos de nós não a sentimos?” Isso não é desculpa, porque há outra técnica usada pelos cabalistas que a ciência descobriu também: simplesmente por você mesmo se esforçar a sorrir (artificialmente), não somente instantaneamente você vai se sentir feliz, mas outros perceberão seu sorriso como verdadeiro e fará com que eles se sintam mais alegres e felizes, e a alegria vai voltar para ti através de outro alguém. Se todos de nós participarmos desse jogo de “Finja até que tu consiga”, antes de nós sabermos, a epidemia de felicidade vai se espalhar para cada canto do mundo!


Algo maior do que felicidade?

Mas a sabedoria da Cabala não pára aqui. Ela nos conta que essa técnica de “infectar” um ao outro com sentimentos e emoções tem um potencial mais forte ainda - isso mesmo - mais forte do que poder trazer felicidade sustentável para todas as pessoas no mundo. Pode nos elevar para um novo nível de percepção, que está além do tempo e espaço, além das nossas vidas físicas. Isso é, de fato, o que a cabala é - ajuda a nos revelar a dimensão superior da nossa existência. Essa dimensão é chamada “O mundo superior” um mundo que é infinito, eterno e perfeito em cada senso, uma realidade onde todos nós amamos e nos importamos um com o outro, como membros de uma família.

Assim como é possível que todos obtenham o sentimento de felicidade sustentável - um objetivo que parece difícil de início - também é possível chegar ao mundo superior, a sensação de verdadeira unidade, unidade entre todos nós, e perfeição. Como? Obviamente, começamos sem sentir essas coisas, ou mesmo tendo uma ideia do que são. Mas enquanto ainda não as sentimos ou entendemos como são importantes, podemos iniciar infectando (energizando) cada outro com o sentimento que é extremamente importante e que vale a pena atingir essa percepção superior. Artificialmente evoluímos (ou fingimos evoluir) acima da nossa percepção atual, cultivando a nova percepção espiritual entre nós. Quando nós estivermos jogando esse jogo de “percepção espiritual”, assim como um sorriso artificial nos faz felizes, bem como as pessoas, a nova percepção espiritual começa a emergir em nós.

Usando as leis da natureza

Além de nos ensinar como usar as leis da natureza, a cabala nos dá explicações precisas e cientificas de como elas funcionam. Nos diz como o agente principal da mudança (se estivermos falando sobre comportamentos ou percepções espirituais) é nosso desejo de chegar a um melhor estado ou nível de desenvolvimento. Esse desejo desperta algo chamado “Luz superior” - um tipo de energia que vem do futuro estado, ao alto nível que aspiramos.

Por exemplo, quando as crianças desejam crescer, elas imitam os adultos e é assim que acontece. Sem saber, elas atraem uma alta energia - alta, porque vem do próximo nível de evolução. Essa energia vem a elas porque aspiram chegar a tal nível. Esse princípio funciona no nosso mundo, assim como no mundo superior. (”Superior” significando nosso próximo, mais avançado estado que já existe dentro de nós em potencial, ao invés de algo encontrado “por aí”. É como um adulto que já existe dentro da criança).

Esse é o único método para avançar de um nível do nosso desenvolvimento para o próximo. Mesmo quando observamos as dinâmicas de crescimento nos organismos animais e/ou vegetais, testemunhamos o mesmo princípio - a negação do estado atual e o desejo para o próximo estado são a força para mudança e crescimento.

Então, Cabala nos informa sobre as forças reais da natureza - e mais importante - sobre como usá-las para obter felicidade. Mas além da noção regular de felicidade, podemos atingir uma percepção sem limites, espiritual, de alegria que vai durar para sempre, mesmo quando “morrermos” (fisicamente), porque sentiremos a parte eterna dentro de cada um de nós. Agora isso sim que é a verdadeira felicidade.