Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O Segredo da Magia de Harry Potter


Um fenômeno literário sem precedentes surgiu nos últimos dez anos. O seu nome é “Harry Potter”. Até hoje, a série contendo sete livros já vendeu mais de 325 milhões de cópias no mundo inteiro. Harry Potter já foi traduzido para 65 línguas, algumas delas realmente bizarras, como latin e zulu. O último livro da série vendeu oito milhões de cópias em apenas uma noite, e, só nos Estado Unidos, milhares de cópias são vendidas por hora. Para entender tanto sucesso, considere o seguinte: o único livro que já vendeu mais cópias do que a série Harry Potter é a Bíblia.


Por que tanta comoção?


Harry, o amigável jovem “quatro olhos”, que freqüenta a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, deve lutar contra malignos bruxos e monstros para salvar a raça humana. Mas as lutas de Harry não são um fenômeno único. Elas são o resultado de uma crescente atração global ao misticismo, daí o sucesso do jovem Potter.

Com Harry vieram outros sucessos cinematográficos, como Matrix e O Senhor dos Anéis. Podemos dar muitos outros exemplos, mas a idéia está clara: nós gostamos de fantasia. O que é que nos atrai no misticismo? O que estamos tentando encontrar lá que não conseguimos encontrar em outro lugar? Acreditamos mesmo que tais lugares encantados e poderes mágicos existem, ou estamos apenas tentando escapar a nossa sombria realidade?

Uma Jornada ao Mundo da Fantasia


No nosso âmago, existe uma inerente vontade de descobrir um nível de realidade mais profundo – completo, livre, sem limites de tempo e espaço. De baixo do limiar da nossa consciência, existe um desejo de entender as forças que governam a realidade que vemos diante de nós.

Até certo ponto, histórias de fantasia satisfazem essa nossa necessidade e nos dão um substituto temporário à realidade mais profunda que estamos procurando. Essas histórias nos conduzem a mundos alternativos, encantados e misteriosos, e nos contam de outras dimensões, governadas por grandiosos poderes legendários que podem mudar o nosso mundo.

A infância é um bom momento para falarmos do sentido da vida. Constantemente, com a inocência de uma criança, nós tentamos esclarecer para nós mesmos quem somos nós e de onde viemos. Quando uma pessoa querida vem a falecer, somos levados a perguntar sobre o sentido da vida e da morte.

Histórias de fantasia oferecem respostas mágicas para perguntas que achamos difíceis de responder; flutuamos por suas páginas em direção a destinos remotos, onde inúmeras aventuras acontecem, e de onde sempre voltamos em segurança para nossas casas. O problema é que conforme crescemos, a vida se torna tediosa e sem graça, como a vida sem nenhum charme da comunidade Trouxa, sem ancestrais magos.

Conforme crescemos e nos tornamos adultos “responsáveis”, esquecemos os nossos questionamentos sobre a vida, e os enterramos debaixo dos nossos implacáveis compromissos com o mundo adulto. O nosso crescente interesse em histórias de fantasia surgiu porque as complicações das nossas vidas no século 21 subitamente re-despertaram o nosso desejo por uma realidade alternativa mais interessante.

Uma Plataforma para o Infinito


Você se lembra da Plataforma Nove e Meio na estação de trem King’s Cross em Londres? O jovem Potter foi informado em uma carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts que lá que ele deveria embarcar no trem para o mundo da magia. Mas para chegar à plataforma, Harry tinha que atravessar uma parede aparentemente bastante sólida, a barreira entre o nosso mundo (Trouxa) e o mundo da magia. Sem ajuda, ele nunca teria como saber o que tinha que fazer para atravessar.

De maneira bastante similar, em uma de suas cartas, Baal HaSulam, o maior Cabalista do século vinte, contou para os seus alunos a história do primeiro contato com o mundo espiritual. Ele também descreve uma parede, mas ao invés de passar por cima dela, tudo o que você precisa é adquirir a intenção certa e a parede irá desaparecer. A nossa ajuda para atravessar a barreira são os livros de Cabala e os professores da Cabala, que descrevem o que precisamos fazer para adquirir a intenção certa.

A Palavra Mágica é “Amor”


Como na escola de magia, o mundo espiritual também tem suas próprias “corujas” – os Cabalistas. Nos seus livros, eles já nos têm “enviado convites” para entrarmos no mundo espiritual há vários séculos, descrevendo a abundância que encontraremos se simplesmente seguirmos os seus passos. Mesmo assim, a grande maioria de nós ainda não procurou essa entrada. Ou desconhecíamos a existência de Cabalistas, desconhecíamos que estamos sendo convidados a participar do mágico mundo do espírito, ou simplesmente recusamos o convite.

Mesmo assim, a sabedoria da Cabala está esperando para nos guiar para dentro de um impressionante mundo de sabedoria. Ela pode nos ensinar como vencer as dificuldades da vida, seus desafios e dilemas, e ela pode nos ajudar a nos unirmos uns aos outros com amor. Os livros de Cabala podem restaurar o charme que perdemos na adolescência e nos mostrar que estamos destinados à grandeza.

Podemos descobrir que o mundo encantado que a humanidade esteve procurando em Alice, Nárnia, Oz e em Harry Potter está, na verdade, bem ali na esquina, não em outra vida, mas simplesmente em outra intenção. A verdadeira mágica está dentro de nós, e a palavra que põe essa mágica para funcionar é “amor”.

Artigo original: The Secret of Harry's Magic