Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Nós e a Ecologia


Nós e a Ecologia

"Estamos enfrentando uma verdadeira emergência planetária. E é um desafio moral e espiritual para toda a humanidade”, declarou o antigo Vice Presidente Al Gore, quando aceitou seu prêmio Nobel da Paz.


Mas, assim que a cortina se abaixar na vislumbrante cerimônia de prêmios, uma questão surgirá: Nossa consciência ambiental crescente nos salvará da crise ecológica?


Para ter controle sobre a crise ecológica, devemos entender suas causas fundamentais através da investigação da natureza e dos seus sistemas. Pesquisas dos sistemas naturais na física, biologia, química e outras ciências aprenderam que todos os componentes da natureza existem em equilíbrio constante. Tais elementos estão tão interligados e interdependentes que, até mesmo, danificar o mínimo detalhe pode acabar desequilibrando todo o sistema.

Macacos já sabiam disso, e muito bem

O segredo para o equilíbrio da natureza é a preocupação recíproca entre todas as suas partes. Tal preocupação é mais evidente no reino animal: dos insetos e mamíferos que claramente mostram preocupação pelo próximo, como, por exemplo, formigas, abelhas, macacos e elefantes; até os mais simples micróbios dentro dos nossos corpos, que ajudam um ao outro a encontrar compostos de ferro. Pesquisadores descobriram que existe compartilhamento entre as espécies vegetais, e mesmo as partículas inanimadas exercem ações mutuas para sustentar o objeto que formam.
Dra. Jane Goodall, que dedicou sua vida ao estudo de chimpanzés nos seus habitats naturais, resumiu sua abrangente experiência de viver na natureza: “Eu descobri que o que foi descrito como paz além de todo o entendimento; se nós pudermos sentir paz no mundo hoje, essa é a paz que devemos ter como objetivo para levar dentro de nós”


Homem contra a Natureza

Diferente de todas as criaturas, os humanos continuamente perturbam o perfeito equilíbrio dos sistemas da natureza. Eles exploram o ambiente, obtém prazer do sofrimento dos outros e se elevam nas suas ruínas. Sem duvida, não estamos sempre consciente das nossas ações. Mas, na natureza, a ignorância da lei não exime da penalidade quem a agride.
Se sabemos ou não, somos partes integrais da natureza. Então, quando tratamos nosso ambiente de forma egoísta e tentamos explorá-lo, desequilibramos todo o sistema.
Em resposta, a natureza faz todo o possível para re-equilibrar seus sistemas. Sua resposta é automática, como quando a pressão intensifica-se no centro da terra para um nível que a sua camada externa não pode mais sustentá-la, logo, um vulcão acaba entrando em erupção.
Enquanto minerais, plantas e animais são instintivamente dirigidos a manter o equilíbrio natural, o homem tem a única oportunidade para estar equilibrado com a natureza por livre arbítrio. Esse é o papel especial do homem na natureza. Devemos independentemente escolher equilibrar-nos com a natureza, assim vamos chegar a um novo nível de existência e viver a perfeição que está farta na natureza.



A Crise Ecológica é Meramente um Sintoma

Os problemas ecológicos que vemos são somente sintomas que indicam que estamos fora de equilíbrio com a natureza. Para resolver a crise ecológica, precisamos aprender as leis que operam na natureza e programar os mesmos princípios na nossa sociedade.


Em outras palavras, nós temos que seguir a lei geral da natureza, no nível humano. Isso significa adotar o princípio da natureza – reciprocidade e preocupação pelo próximo.


Isso significa que todas as pessoas supostamente devem se importar com a necessidade das outras? Sim, parece utopia. De fato, no mundo atual, qualquer coisa além de amor entre os seres humanos parece ter sentido para nós: violência, crime, drogas, abuso, depressão, suicídio, pobreza e segregação são consideradas coisas comuns e que podem acontecer. Embora nós não encorajamos qualquer uma dessas doenças, as vemos como efeitos colaterais inevitáveis das nossas vidas, certo?




Errado. De fato, tudo acima descrito é completamente natural.
A natureza é perfeita e trabalha em completa harmonia. Todos os problemas no mundo originam-se da nossa incongruência com as leis da natureza. Porque não entendemos que somos uma parte integral dela, tendemos a pensar que nossa atitude egoísta com cada pessoa não é relacionada com problemas como a crise ecológica. Na pratica, no entanto, tudo que fazemos afeta cada nível da natureza, incluindo a ecologia.


Nossa indiferença para com o ambiente está junto com a indiferença pelo próximo. Então, nós não podemos realmente tentar corrigir nossas relações com o ambiente enquanto ignoramos nossos relacionamentos com as pessoas.


A chamada sincera de Al gore para o mundo despertar-se e enfrentar o desafio ambiental é definitivamente importante. Mas, para entender, precisamos de um método que vai nos permitir revelar a situação completa da natureza, e isso vai nos permitir encontrar equilíbrio com todos os seus elementos, incluindo humanos.


Nos seus livros, cabalistas descrevem precisamente tal método. Descrevem um caminho passo-a-passo que leva mudanças reais e positivas. Elas começam pela correção das nossas relações com cada pessoa e leva a perfeição em cada reino das nossas vidas.