Páginas

sábado, 19 de julho de 2008

Pergunte ao Cabalista - Educação, Relacionamento, Anjos e os 72 Nomes de Deus

P: Qual a sua visão das escolas do futuro?
P: "Homens são de Marte e mulheres de Vênus". Como é possível construir uma ponte que conecte as diferenças entre os casais?
P: Recentemente, li que o Kabbalah Centre diz ter os direitos autorais sobre os 72 Nomes de Deus e, daqui por diante, qualquer um que queira utilizá-los terá que obter a aprovação oficial deles. O que são estes 72 Nomes? Pode alguém clamar exclusividade sobre o Nomes de Deus?
P: Existem anjos e demônios em nosso mundo? Os cabalistas descrevem anjos e demônios em seus livros, ao usar palavras, nomes e descrições de nosso mundo. Então, como a Kabbalah define anjos e demônios?

P: Qual a sua visão das escolas do futuro?

R: As escolas deveriam ensinar às crianças "a sabedoria da vida". Isto é, deveriam explicar o propósito da vida, a lei inclusiva da natureza, o que realmente está acontecendo "por trás da cena" de nosso mundo e por que as forças da Natureza nos influenciam. Esta educação ajudará às crianças a entender de que forma melhor se relacionar com tudo que lhes ocorre no dia-a-dia, bem como se relacionar com outras pessoas.

As crianças olharão a vida com transparência – elas enxergarão o que está oculto, inclusive a força que está por trás da realidade, chamada de “o Criador”, e elas estarão intimamente ligadas a Ele, como se fossem amigos. Se elas receberem tal educação, permanecerão longe dos problemas evitando desperdiçar suas vidas em busca de falsos objetivos, que as levarão a se decepcionar no final. Elas realmente terão sucesso em suas vidas.

P: "Homens são de Marte e mulheres de Vênus". Como é possível construir uma ponte que conecte as diferenças entre os casais?
R: Remover diferenças entre os sexos começa por entender de onde elas vêm. Homens e mulheres são duas partes da Criação, e como tal, o mútuo entendimento somente pode vir após encontrarem o campo comum – uma ligação espiritual. Assim procedendo, estas duas diferentes partes da Criação se complementarão e se ajudarão a mutuamente alcançar a espiritualidade. A sabedoria da Kabbalah nos ensina a criar tal conexão.

Hoje em dia é quase impossível aos homens e mulheres modernos se conectarem porque seus egos estão maiores do que nunca. No passado o ego das pessoas era menor e elas davam um jeito de viverem juntas sem criarem um laço espiritual. Hoje, entretanto, elas têm desejos maiores, tornando-se impossível reconciliar suas diferenças sem uma metodologia que controle o ego e desenvolva uma conexão espiritual. Isto, inclusive, é a razão do porque tantos casais se divorciam hoje em dia: um não pode suportar o outro! E a verdade é que não é culpa deles – falta-lhes o método para entender e se entender com o outro sexo, a outra parte da Criação.

Por isso, a única solução é revelar o método de conexão para os casais. Os crescentes desentendimentos entre homens e mulheres hoje em dia não se resolvem por métodos convencionais, porque são duas formas diferentes de egoísmo.

O método da Kabbalah proporciona aos homens e mulheres elevarem-se acima de seus egos e apegos, e é isto que significa o verso cabalístico, "Homem, Mulher e a Presença Divina entre ambos" (Babylonian Talmud).

P: Recentemente, li que o Kabbalah Centre diz ter os direitos autorais sobre os 72 Nomes de Deus e, daqui por diante, qualquer um que queira utilizá-los terá que obter a aprovação oficial deles. O que são estes 72 Nomes? Pode alguém clamar exclusividade sobre o Nomes de Deus?
R: Os 72 Nomes são a "Luz Hochma (sabedoria)" que brilha sobre nós e preenche o “vaso de Hasadim (Misericórdia)" em nossas almas. Somente cabalistas que tenham atingido o nível espiritual chamado "GAR de Atzilut" têm a possibilidade de sentir tão poderoso prazer em suas almas, também chamada "Luz de AB SAG."

Não importa se você entende ou não estes termos cabalísticos. O que é importante é compreender que estes conhecimentos encontram-se completamente desconectados de nosso mundo corporal e não têm nada a ver com os conceitos errôneos que algumas pessoas atribuem a eles, tal como "água benta," ornamentos, ou bênçãos.

As pessoas que procuram por prazer corpóreo, como riqueza ou sorte no amor, algumas vezes pensam que “objetos especiais", amuletos, rezas, ou combinações de nomes os auxiliarão a encontrar o que procuram. Entretanto, todos estes artifícios não têm relação àquilo que os 72 nomes realmente significam. Estes nomes simbolizam os diferentes aspectos da qualidade do Criador – a qualidade da pura doação.

Quando alguém está no verdadeiro caminho espiritual, ele deseja atingir as qualidades da doação – ou seja, os 72 nomes. Seu objetivo é desenvolver qualidades internas que são similares a estes nomes, mas para tanto, ele deve atingir avançados níveis de conexão com o Criador, assemelhando-se a Ele. Somente quando alguém atinge estes elevados níveis espirituais pode ele revelar a Luz suprema em sua alma corrigida.

Em contraste, quando as pessoas tentam jogar com letras e nomes, ou criar amuletos, isto pode ter uma influência psicológica nelas, mas não trará qualquer influência espiritual. Embora estas coisas possam trazer conforto psicológico a algumas pessoas, elas não resolverão a raiz de seus problemas.

Em verdade, cada desejo que brota em nós expressa uma vontade inconsciente pela espiritualidade. Contudo, para nos tornarnos consciente disto devemos primeiramente abandonar a ilusão de procurar a verdadeira satisfação nas coisas deste mundo. Assim que estivermos prontos, descobriremos a autêntica sabedoria da Kabbalah, que nos ensina sobre a espiritualidade e o propósito de nossas vidas. A Kabbalah explica a estrutura dos mundos espirituais e mostra como podemos nos igualar com a qualidade do Criador. Ou seja, quando começamos nossa caminhada pelo descobrimento dos 72 nomes do Criador.

P: Existem anjos e demônios em nosso mundo? Os cabalistas descrevem anjos e demônios em seus livros, ao usar palavras, nomes e descrições de nosso mundo. Então, como a Kabbalah define anjos e demônios?
R: Os anjos e demônios são definidos apenas como forças. Tudo que existe no universo se manifesta na forma de forças . Estas forças agem sobre nós, desenhando todo tipo de formas e imagens em nós, como numa tela de TV ou num monitor de um computador. Tudo o que vemos em nosso mundo é o produto de como estas forças se manifestam dentro de nós.

No mundo espiritual não existem imagens, apenas forças e qualidades. Quando sentimos a espiritualidade, sentimos a força espiritual agindo sobre nós. Na Kabbalah, nomes como anjos, diabos, espíritos malignos e assim por diante são usados apenas para indicar forças. Por exemplo, você pode chamar a força da gravidade de “o anjo da gravidade” se você quiser!

- Assista "Pergunte ao Kabbalist" em www.kab.tv/spa toda quinta-feira às 15:00, horário de Brasília
- Visite o blog pessoal do Rav Laitman's – www.laitman.com, e faça qualquer pergunta

Texto original:Ask the Kabbalist