Páginas

Vídeos sobre a Cabala

Loading...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Clássica Sabedoria da Cabala e a Evolução da urgentíssima necessidade : Da Consciência Planetária

A Clássica Sabedoria da Cabala e a Evolução da urgentíssima necessidade : Da Consciência Planetária

Um artigo escrito para a “Sabedoria e Ciência em um Diálogo: A nova Consciência Planetária”, no simpósio científico em Düsseldorf, Alemanha, Março de 2006.

1. Queridos amigos
A agravante crise global pede soluções. Muitos cientistas renomados e filósofos ao redor do mundo estudam e pesquisam a crise, mesmo assim, não conseguimos atualmente dizer que entendemos a sua causa, e, além disso, as ações que devemos executar para resolvê-la.
Hoje nós não podemos mais negar a sua presença, teorias e sugestões em respeito a natureza da crise e os meios para a sua completa eliminação. Nesta apresentação, eu tentarei descrever o estado atual da humanidade através da perspectiva da ciência que eu estive engajado nos últimos trinta anos da minha vida – a ciência da cabala.

2. Antigamente, o homem estava próximo da natureza e tentou manter familiaridade com ela. Havia duas razões por isso:
* O egoísmo não desenvolvido não distanciou o homem da natureza e fez com que os humanos se sentissem como parte integral dela;
*Insuficiente conhecimento sobre a natureza que evocou medo em relação a ela, forçando o homem a considerá-la como superior.




3. Por causa dessas duas razões, o homem aspirou não somente a acumular conhecimento sobre os fenômenos do mundo que o cerca, mas também as forças que o governam. Pessoas não podiam se esconder dos elementos como elas fazem hoje, evitando as forças da natureza em um mundo artificialmente criado. Seus órgãos de sentido, ainda não distorcidos ou degenerados pela tecnologia contemporânea, podiam sentir o mundo que as cerca de uma maneira mais profunda. Medo da natureza e, simultaneamente, proximidade, motivou o homem a descobrir o que a natureza queria dele, se era um objetivo e para que os humanos foram criados. A humanidade aspirou para entendê-la o mais profundamente possível.



4. Velhos cientistas distribuíram seu conhecimento sobre a natureza. Cabalistas também compartilharam seu conhecimento com cientistas. Cabala estuda o sistema que governa o nosso mundo. Sua tarefa principal é interpretar as causas e os objetivos da criação.
Naturalmente, eu não estou referindo ao o que hoje é vendido sobre o título “Kabbalah”, capitalizando sua popularidade. Cabala autentica é uma ciência séria que pesquisa a estrutura do universo, e foi o que deu o básico conhecimento a muitas outras ciências. O contato entre Cabalistas e filósofos anciãos deu nascimento à filosofia antiga, que se tornou a origem da ciência. Para honrar os organizadores do nosso simpósio, eu propositalmente escolhi enunciados dos cientistas alemães e acadêmicos acerca deste tópico.

O Restante do artigo está disponível no blog pessoal do rav dr. michael laitman, que pode ser acessado por este link.