Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Aurora Da Filosofia

A Aurora Da Filosofia


Desde os tempos antigos e quase nos nossos dias, os cabalistas caminharam paralelamente ao pensamento filosófico, até que a chama apagou. Durante toda a nossa história, temos sido impulsionados pela nossa crescente vontade de desfrutar o que leva cada nova geração a realizar obras cada vez maior no domínio do ego. Ao atualizar nossos desejos, nós utilizamos a nossa razão egoísta, a fim de adquirir, acumular, capturar, desenvolver, e assim por diante.
Mas o desenvolvimento egoísta tem que chegar ao fim; o tempo limite chegou para a correção. O ego em nosso mundo se esgotou, já foi revelada em sua plena medida como era  necessário.
Agora, olhando para o mundo fechado neste “invólucro”, não conseguimos encontrar qualquer outra coisa com que ocupar as nossas vidas. E quando essa renovação cessa e não há mais nada para gozar, o homem se encontra em apuros.

Esta é a situação atual no mundo. Em qual direção vamos nos desenvolver? Devemos viajar para Marte ou pelo menos à Lua? Para quê? Mergulhar no fundo do oceano? Para quê? Procurar espécies desconhecidas para a ciência? Para quê?
Esses dias nós não precisamos de mais nada. O desejo egoísta foi plenamente manifestado, e nem novos caprichos ou aspirações surgem em nós. O jogo está acabado. Isso sinaliza o fim da filosofia e, em geral, o fim de toda a abordagem racional do consumidor que exige que usemos a nossa razão, de modo a satisfazer nossos desejos. Os desejos desaparecem, e a mente, que é a sua conseqüência direta entrega-se a sua posição.
Logo veremos a humanidade crescer cada vez mais burra. Olhando para ela do ponto de vista da Cabala será simplesmente chocante ver que as pessoas estão dizendo, o que ela estão escrevendo, o que a TV mostra que elas estão assistindo. Nós vamos chegar a um ponto em que as pessoas vão se transformar em crianças pequenas, brincando de “joguinhos” do tipo que seriam considerados retardados 50 a 100 anos atrás.
É por isso que a filosofia está morrendo. Ao longo das últimos décadas tem desesperadamente tentado salvar a si mesmo sido deixada no acostamento da história. Ele não está mais sendo levada a sério desde que a nossa oferta de desejos se esgotaram.
Não estamos mais procurando qualquer grandes realizações. Portanto, não precisamos da razão humana, e assim a maioria está muito feliz limitando-se ao nível de um animal. O ciclo está completo e agora temos que dar conta fielmente do “trabalho completo”.
Assim, enquanto os filósofos estavam “por cima”, os cabalistas ficaram quietos, esperando pelo desenvolvimento egoísta concluir. E agora que isso aconteceu, nós nos encontramos em um ponto de ruptura: o velho para trás, agora temos que revelar o próximo palco.
[27541]

Da primeira parte da Lição Diária de Cabala de 24/11/10, o Zohar, “Introdução a Noite da Noiva”

Material Relacionado:
Compensando a Falta De Conhecimentos Com a Fé