Páginas

domingo, 2 de novembro de 2008

O ÚNICO LINK QUE O GOOGLE NÃO ALCANÇA

A ferramenta de busca, Google, parece ser capaz de encontrar qualquer coisa no mundo. Mas ela pode trazer resultados para a busca que mais interessa?


O Mundo dos Sonhos do Google
Nas profundezas das florestas do Vale do Silício encontra-se um reino encantado chamado Googleplex. Não é fácil atravessar as paredes que circundam o reino, mas, segundo a lenda, ele é um paraíso moderno. Lá existe um ginásio, restaurantes, piscinas, um spa, fliperamas e viagens anuais para esquiar. Tudo isso é apenas uma pequena parte das instalações oferecidas aos habitantes do reino de Google. Um sonho tornado realidade? Quase.
Para aqueles que não conhecem, o Googleplex é a sede de uma corporação gigante - o Google, mais conhecido por sua eficaz ferramenta de busca e os diversos serviços de Internet que desenvolveu ao longo dos anos. A mercadoria que ele negocia é a informação, o bem mais valioso atualmente e em todos os tempos, gerando para a empresa 25 bilhões de dólares anuais. Sem dúvida, o Google é um modelo de sucesso no mundo dos negócios, o resplandecente diamante no trono da moderna indústria de alta tecnologia.

O Segredo para o Sucesso Virtual
O segredo do sucesso do Google é simples: um pequeno retângulo no centro de uma página branca. Mas isso não é apenas um retângulo qualquer. É um portal para outro mundo, um convite aberto para o espaço infinito do universo virtual. A qualquer momento, centenas de milhares de perguntas fluem para a caixa vazia e, em seguida, para a central do quartel-general em Mountain View, Califórnia. O Google squid envia seus gigantescos tentáculos por todo o mundo virtual, encontrando respostas para qualquer pedido - mesmo o mais obscuro.

Pergunte, e o oráculo Google responde. Apenas preencha a caixa, e antes que você possa dizer “Aceleradora da Web”, terás a resposta a sua frente. O Google nos dá uma forma de encontrar respostas para todas as perguntas e desejos. Não é verdade?

O Que Estamos Buscando?
O poder da magia high-tech do Google é surpreendente; mas o que acontece do outro lado da conexão? O que tantas pessoas poderiam estar procurando para usar arduamente esta besta gigantesca?

Superficialmente, existem tantas respostas para esta questão quanto pessoas no mundo. Algumas pessoas procuram por “coisas” - produtos, variando de DVDs a mansões de milhões dólares. Indique apenas o produto, e você poderá encontrar alguém que está vendendo-o.

Outras procuram se conectar com pessoas que têm interesses em comum. Uma rápida busca pelo “Google Groups” mostra mais de 1,5 milhão de comunidades que você pode aderir, e isto somente nos grupos de língua inglesa! Ninguém precisa mais se sentir sozinho - sempre existem aqueles que têm os mesmos sonhos, problemas e interesses que você.

Outras usam o Google para suprir sua sede de conhecimento. Usando o Google, você pode se conectar imediatamente com especialistas em qualquer assunto e a qualquer momento.

Mas há algo que todas estas buscas têm em comum. Todas as pessoas que digitam algo no Google estão tentando preencher uma necessidade, uma sensação de que algo está faltando. Não importa quão banal seja, cada pedido começa com um simples desejo de ser satisfeito.

Apesar da satisfação ilimitada que o Google pareça oferecer, nós surgimos constantemente com mais questões e desejos ainda maiores para alimentar suas ávidas pinças. Por que nunca estamos satisfeitos com as respostas que ele já nos deu?

Cabalá - A Ferramenta de Busca Espiritual
Nós nunca estamos satisfeitos, porque satisfações duradouras não podem ser encontradas em nada que este mundo tenha a oferecer. O único desejo que devemos satisfazer a fim de ficarmos verdadeiramente satisfeitos é o desejo de encontrar o sentido de nossas vidas - algo que o Google não pode encontrar para nós. Embora ele gere mais de cinqüenta milhões de hits quando induzido pela questão “Qual é o significado da minha vida?”, o Google não pode, realmente, dar-nos uma resposta.

A fim de encontrar a resposta a questão vital, precisamos de um outro tipo de ferramenta de busca - uma que possa nos puxar para fora da existência limitada deste mundo, para uma nova e espiritual dimensão da realidade.

A sabedoria da Cabalá nos diz que a verdadeira satisfação só pode ser encontrada dentro de nós, e ela nos fornece justamente a “ferramenta” para encontrá-la. O seu algoritmo nos permite procurar interiormente, encontrar o link para a origem de nossas vidas. Ao clicá-lo, reconheceremos quem realmente somos, porque gastamos a maior parte de nossas vidas procurando por satisfação e, finalmente, o significado de tudo.

Traduzido por: Marcelo Pinto