Páginas

domingo, 20 de junho de 2010

O Melhor Presente Para Os Teus Pequeninos


O Melhor Presente Para Os Teus Pequeninos
por Keren Applebaum
Dar para as nossas crianças o “melhor de tudo” realmente é a melhor maneira de prepará-las para o nosso mundo interligado que está sempre mudando? Tal mundo exige uma mudança fundamental na atitude. E isso é algo que nós podemos dar às nossas crianças sem gastar muito.

Amamos nossos pequeninos com uma paixão inigualável. Há muitos prazeres satisfatórios como dar carinho a essas mãozinhas gorduchinhas, beijar suas bochechinhas rosadas enquanto eles roncam, e passar nossas mãos em seus cabelos angélicos e macios de bebê. Amamos cada pequeno momento Kodak quando, por exemplo, eles colocam suas mãos sujas num pedaço de bolo no seu primeiro aniversário e alegremente espalham esse pedaço em toda sua face; seu encontro desajeitado com Sam, o cachorro da sua avó; e, sem dúvida, o primeiro passo... Aprendendo a caminhar.
Os amamos tanto, que nos queremos que nossos pequenos tenham o melhor de tudo, e faremos tudo para conseguir isso para eles. Queremos que eles tenham as melhores meias, macias, confortáveis; a comida mais deliciosa, saudável; e os melhores brinquedos que os darão alegria eterna e farão com que eles se tornem pequenos gênios. Daríamos tudo que nós temos um milhão de vezes somente para ter certeza que eles estarão seguros, felizes e bem cuidados.
Preparando Nossas Crianças Para o Futuro
Mas além das necessidades físicas, nós sabemos que essas criaturas inocentes realmente precisam estar felizes e como ter sucesso neste mundo atual? Sabemos o que dar a eles além de boas roupas, comida, jogos e entretenimento? O mundo atual  é claramente o que não era antes, e as condições para estar seguro, feliz e bem sucedido mudaram consideravelmente desde o tempo no qual nós éramos crianças. Ao ler a página principal de qualquer jornal, é fácil ver que nós, os adultos, não estamos gerenciando bem o nosso mundo. Nós estamos deixando as coisas se desenvolverem a um ponto onde não podemos controlar as conseqüências das nossas ações, e pior ainda, nós criamos um porto no qual as piores tendências egoístas das pessoas possam vagar livremente e tomar vantagem de tudo e todos a volta.
Ainda que enquanto nós nos encontramos no meio desta situação instável, ainda somos capazes de criar um ambiente quente, seguro e amável para os nossos pequenos bem amados próximos a nós – até que venha o tempo para eles saírem do abrigo, que é mesmo. Mas depois disso, nossa única opinião é “deixar acontecer”, como fizemos nas nossas vidas? Ou há algo que podemos dar às nossas crianças, algum tipo de conhecimento, atitude ou consciência que via permitir a elas que formem um mundo que terá diferentes notícias honrando o jornal?
Visto que o nosso amor e paixão pelas nossas crianças é tão absoluto, só há uma resposta: Existe algo que nós podemos oferecer a elas para que tenham uma melhor vida, e nós temos que descobrir o que é. Então vamos ser os adultos que somos por um momento, e pensar com bom senso: Definitivamente, não é mais uma solução “resolver as coisas”, através da isolação, isso é, mantê-las fechadas em casa o máximo que puder e isolarmo-las do mundo exterior. Também não é uma opção deixá-las crescer “como grama” sem regras ou limites, ou deixá-las pensarem que tudo que elas vêem nos filmes, propagandas e internet é a verdade e o padrão para emular. Realmente, nós não podemos controlar a indústria gigante da propaganda ou a mídia de massa, mas podemos implantar nas nossas crianças o conhecimento inconsciente do fato que os objetivos egoístas e valores tanto promovidos são destrutivos e não desejáveis.
Um Modelo para seu Novo Mundo
No nosso novo, radical, sem precedentes, mundo, onde todas as pessoas estão começando a se encontrarem como membros de uma família forte e interligada, atravessando cada canto do mundo, não é mais, “Quem tem mais brinquedos é quem ganha”, mas sim, “Quem é capaz de dividir seus brinquedos e se divertir olhando os outros brincando com si, é que ganha”.
Essa é a nova atitude, conhecimento e consciência vitalmente necessária, que nós, como pais, podemos dar às nossas crianças. Isso será um presente infinitamente mais valioso do que qualquer outro esboço de par de botas, a fórmula para o bebe ideal, ou o caminhão mais caro e moderno movido a bateria. E essa educação sem preço pode começar em qualquer idade, mesmo no nascimento, porque como toda mãe sabe, nossas crianças absorvem tudo do começo que nascem. Elas absorvem todas as energias, pensamentos e atitudes a sua volta desde o primeiro momento porque a alma não tem idade.
Então nos deixe transmitir os valores de dar e compartilhar para as nossas crianças desde os seus primeiros momentos neste mundo, e deixe nosso infinito amor por elas ser um lembrete constante para nuca parar. Se nós persistirmos nesta idéia, todas as tarefas importantes para nós, sendo pais, nós logo veremos nossos queridos pequenos vivendo num mundo realmente seguro e feliz.