Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2010

Somente a Luz Fornece Todas As Respostas


Don't Look for Love In This WorldUma pergunta que recebi:
O que devemos pensar enquanto lemos O Livro do Zohar de forma a nos tornarmos mais sensíveis a ele?

A Minha Resposta: Na verdade, eu não tenho as respostas a nenhuma das suas perguntas, porque todas as respostas são fornecidas pela Luz que Corrige. O meu trabalho é apenas tentar dirigi-lo para esta Luz.

Algumas pessoas perguntam-me sobre a sensação, imaginando, “Onde eu posso obtê-la?”. Outras perguntam sobre a mente, “Quando devemos ou não usá-la?” Outras pessoas fazem-me perguntas como, “Quando eu começarei a ver e a sentir tudo o que estudamos? Porque agora eu me sinto de uma maneira, e mais tarde sinto-me diferente?”. A resposta é que eu não tenho as respostas a estas perguntas – e eu também não devo tê-las. Uma resposta é uma manifestação da Luz dentro da pessoa; é o estado corrigido da pessoa que se encontra contrário à pergunta – o seu estado prévio, não corrigido.

A pessoa deve ter apenas uma preocupação, “Estou eu dirigido para o raio de Luz chamado a Luz que Corrige, para que ele brilhe sobre mim?”. A pessoa não deve pensar em preencher a sua sensação e mente com respostas a qualquer outras perguntas além da pergunta singular sobre a Luz que Corrige. Casualmente, é por isso que o Baal HaSulam irozinava os “Cabalistas de Jerusalém” que conheciam O Livro do Zohar de cor, mas rejeitavam a sua essência interna.


A única coisa que a pessoa deve armazenar na sua memória são os conceitos básicos da ciência da Cabalá, porque eles dirigem a pessoa à doação,  dando-lhe a interpretação espiritual correcta das palavras. Eles elucidam o objectivo e dirigem a pessoa a ele. Se a pessoa estudar correctamente, ela receberá respostas a todas as suas perguntas, tanto na sensação como mente. Ela avançará e compreenderá o que está a acontecer, e, finalmente, estará satisfeita com isto. Ela perceberá que avança dia após dia.
Agora, nós estudamos intensivamente O Livro do Zohar. Se a pessoa tenta preparar-se para a lição e participar seriamente dela, então, a curto prazo ela está destinada a sentir as mudanças qualitativas que acontecem dentro dela. Ela se tornará mais sensível à sua conexão com os outros e começará a sentir uma mudança na sua atitude para com o ambiente, os estudos, a qualidade de doação, e o Criador. Mas ela terá de se tornar mais sensível para discernir entre o que é útil e o que não é.
Tudo isto ocorre como resultado do estudo. Além disto, não há nada mais para trabalharmos. É por isso que eu sempre falo sobre a intenção  –  exactamente o que queremos do estudo e o que ele deve nos dar.