Publicado em 17 de novembro de 2009, às 17h14mi, do blog do Dr. Rav Michael Laitman
Uma pergunta que recebi: Porque a Luz Circundante não é essencial para o estudo das ciências regulares, mas totalmente essencial para estudar a ciência Cabalística? Qual é a diferença entre a Cabalá e as outras ciências?
Minha Resposta: As ciências regulares são estudadas usando o desejo egoísta da pessoa, e não se espera que o pesquisador faça algo além deste mundo. As ciências regulares não vão além da investigação do material egoísta, o nosso desejo de receber prazer. É este desejo que nos faz acreditar que existe um mundo gigantesco à nossa volta, o qual estamos investigando. Porém, na verdade, o que nós estamos investigando é o nosso desejo interior nos níveis inanimado, vegetativo, animado e humano, os quais existem dentro de nós.
Todos os objetos inanimados, vegetativos e animados, e de modo geral, todas as coisas que alcançamos através das ciências terrenas, são, na realidade descritos para nós em nosso desejo de receber prazer. É por isso que no final do dia, nós só descobrimos o nosso próprio desejo. É isso que todas as ciências fazem, como física, biologia, química, astronomia e outras. Tudo isso está dentro de nós.
E a sabedoria Cabalística? Ela também está dentro de nós. A única diferença é que as ciências regulares investigam os nossos desejos egoístas em sua forma original, que foi inicialmente dado a nós, ao passo que a sabedoria Cabalística investiga os nossos desejos depois de um “upgrade” (atualização) - uma vez que eles têm a intenção de doar. No entanto, nós precisamos primeiro adquirir esta intenção, a fim de realizar a pesquisa.
É por isso que o examinador do nosso desejo de receber prazer corporal não deve mudar. Os fenômenos que ele estuda são aqueles que surgem dentro do seu próprio desejo egoísta. A única coisa que ele precisa para estudar é a razão e a lógica.
Mas uma pessoa que quer investigar o que acontece com o desejo de receber prazer com a intenção de doar - um Cabalista, deve adquirir a intenção de doar, porque esta é a sua ferramenta de pesquisa.


Se uma pessoa avança corretamente, então não se sentirá segura de si mesma ou confiante no caminho espiritual. Não pensará, com toda arrogância, que sabe tudo o que vai lhe passar na vida, mas, confia somente Naquele que o governa e efetua todas as ações. Sabe que somente lhe falta se conectar com quem governa, outorga o Governante Superior. Essa é a chave para avançar corretamente.
Publicado em 29 de Outubro de 2009, às 3h 23min, no blog do dr. Michael Laitman



Como professor de Cabalá, eu estou começando a “libertar” mais e mais materiais de dentro de mim, e o material está se tornando mais denso e profundo do que antes. Este é o apelo dessa geração para que se acelere a correção. Quem for capaz de “se agarrar com força” às nossas lições e seu novo ritmo será capaz de avançar mais rapidamente.
Todos os desejos que as pessoas possuem em nosso mundo já completaram o seu desenvolvimento. Assim, não se desenvolverá mais nada. O nosso mundo parou completamente. Todos os nossos desejos corporais (como comida, sexo e família), bem como os nossos desejos sociais (riqueza, fama, poder e conhecimento) estão em crise, porque passaram pelo último estágio do seu desenvolvimento e estão se transformando em formas perversas.
Postado em 26 de outubro de 2009, às 10h00min, no blog do Dr. Michael Laitman.
Uma pergunta que recebi: Se a pessoa pede para se aproximar da Luz, isso não é um pedido egoísta? Afinal, ela é impulsionada pelo desejo de se sentir melhor.
Uma pergunta que recebi: Por que o ponto no coração não desperta em todas as pessoas? Por que umas o percebem aos 20 anos, enquanto outras o percebem com 50 anos?