Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A ordem da ascensão espiritual


 Publicado em 28 de outubro de 2009, às7h51min, no blog do dr. Michael Laitman

Recebi uma pergunta: Existe uma prece ou vários tipos de preces?
Minha resposta: Uma prece é um desejo que você eleva para ser corrigido. Você o eleva ao Nível Superior ou Partzuf, o Criador, pedindo e exigindo correção.

O número de pedidos por correção que você eleva determina o número de diferentes preces. Há um específico número de preces dependendo dos estados que a pessoa passa em cada grau.
Foi por isso que os Cabalistas puderam compilar um livro de orações para nós, chamado “Sidur“, que significa “Ordem”, (por exemplo, a maneira como as coisas são ordenadas e organizadas num estatuto). Nele eles descrevem a ordem precisa de ascensão deste mundo ao Mundo Infinito, como também todos os estados intermediários.
É um livro de instruções. Quando você lê as orações uma após a outra, elas refletem a ordem em que você deve se dirigir ao Nível Superior para corrigir-se. Toda transformação só pode acontecer sob a influência do Nível Superior.
Existe uma ordem especial para cada dia (para cada Sefirá ou grau), e se você deseja ir através de um “dia” espiritual, então esse livro diz a ordem em que você tem que elevar seus desejos para a correção.
Se você se corrige acima de seis “dias” (graus), então você continua em diferentes preces (correções), chamadas de preces do Shabbat, e então para outro estado especial (dias, Moadim) e feriados.
Existem vários estados, e cada um tem uma prece correspondente, significando a ascensão de um desejo para sua correção. Isso é porque existe uma mudança em seu estado de adesão ao Criador. As preces nunca param no trabalho espiritual.