Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Usando o mundo como um meio para o progresso

Publicado em 28 de outubro de 2009, às6h00min, no blog do dr. Michael Laitman


Recebi uma pergunta: Como a diversidade do nosso mundo está conectada com a meta uniforme de amar o próximo?
Minha resposta: Os elementos do nosso mundo abrangem o Kli comum. Tomemos, por exemplo, uma formiga que passa toda sua curta vida rastejando nas matas em busca de comida. Realmente, como essa formiga está conectada com minha alma e sua correção?
Todos os níveis abaixo do nível humano são representados por manifestações externas das propriedades humanas. A “formiga” primeiro existe nos seus desejos e então se manifesta numa forma humana. Sem a forma externa, você não estaria pronto para a correção interior.

Cada detalhe dos níveis inanimado, vegetativo e animado é necessário porque eles estão incluídos no ser humano. Ao conduzirem sua existência natural, eles ajudam nossos desejos a se desenvolverem ao nível humano.
Durante o desenvolvimento de nossos desejos, nós vamos através de estágios que já aconteceram. Primeiro nós o fazemos na natureza do nosso mundo, então, no nível “humano” do desejo, e finalmente, nós nos aproximamos e entramos no mundo espiritual. Nossos desejos interiores não poderiam se formar sem todos esses detalhes externos.
No princípio, esses desejos têm que começar a se desenvolver dos menores, mais insignificantes desejos. Então, inicialmente o nível inanimado é formado, seguido pelo vegetativo, e animado, em toda sua diversidade. Nesse processo, algumas espécies são extintas, enquanto que outras de repente aparecem. Tudo muda, mas tudo isso é uma projeção da nossa mudança interna.
A criação inteira está embutida no homem e constitui um quadro harmonioso e perfeito. Então, as pessoas deveriam saber como usar corretamente todos os elementos da realidade que existem na sua frente. Existem diferentes leis atuando aqui, mas seu propósito principal é nos mostrar como relacionar tudo no contexto da meta da criação. Nós temos que usar o mundo inteiro de tal forma que ele nos adiantará em direção à meta.